segunda-feira, 7 de maio de 2012

QUARTO DO MIGUEL PRIMEIRA PARTE: PINTURA

Depois de um mês lotado de trabalhos , muito cansaço e desgaste , ja havia planejado começar a arrumar o quarto do Miguel a partir do ultimo final de semana , infelizmente alguns planos foram totalmente cancelados por problemas no orçamento , com orçamento reduzidíssimo teria que comprar os moveis , decorar , pintar e arrumar os detalhes, então mãos a obra.


A sorte de ter estudado design , sempre ter gostado de decoração , artes , artesanato ajudou muito na hora de em menos de um dia criar algo do zero para o quarto , no inicio queria algo clássico com o tema do pequeno príncipe , os moveis seriam brancos e novos bem clássicos , as paredes amarelo claro com a faixa do pequeno príncipe e detalhes do mesmo , o orçamento total iria ficar em aproximadamente 1800$ reais , como algumas coisas do quarto ia ganhar de presente ficou ate em conta , mas problemas me abateram essa semana e derrepente estipulei um orçamento de 1000$ reais no máximo para tudo, sera possível?Vou provar que sim.


Começamos com a escolha dos moveis que de novos e clássicos foram trocados por uma manha de muito garimpo em um pregos da capital , achei um berço todo de madeira enorme , com uma cabeceira linda , no mogno , conservado , um estilo bem retro que eu adoro , apos achar o berço que seria o principal fui atras de comodas antigas.


COMODA ANTIGA ANTES DA REFORMA , BEM DESGATADA 


 Achei duas , uma mais básica com varias gavetas toda de madeira , estava bem velhinha mas a madeira super conservada e outra belíssima com cara daquelas de antiga mesmo , com puxadores clássicos , adorei levei a duas afinal comodas guardam muita coisa ,  e uma sera usada como trocador , também achei 2 mesinhas de madeira de aparador também com estilo antigo ótimas pra colocar abajur ou do lado da cadeira de amamentação para colocar aguá ou telefone.A unica coisa que não achei , ainda , foi um guarda roupa pequeno de madeira antigo , mas ainda vou olhar mais durante a semana tem tempo ainda.


Agora vamos ao orçamento geral dessa garimpagem toda , o berço foi 130$ , achei o preço ótimo e irei fazer uma reforma nele , uma lixada e pintura de novo para dar mais cara de antigo , a comoda mais simples foi 60$ , já lixei e pintei e envernizei , agora so falta colocar pés e puxadores novos e esta pronta , tirando o cheiro de verniz que demora um pouco pra sair esta ok , a outra comoda foi mais carinha mas pelo estilo barroco dela achei ate barata e não terei que reformar pois ela ja oi so irei mudar a cor dela então sera rápido , foi 180$ , e finalmente as duas mesinhas de canto saiu por 70$ as duas que são iguais , ainda não reformei as duas vou fazer uma patina nas duas ainda , depois mostro o resultado de como ficou todas , então de moveis foi um total de 440$ , :))))).


Para reformar os moveis fomos na Leroy Merlin , indico a loja porque e uma das poucas que troca o que você não utiliza assim podemos ter certeza de que se não usar podemos trocar por outras coisas , la olhei varão de cortina que estava de promoção , lixa para madeira , puxadores para a comoda , tinta para o quarto principalmente e tinta para madeira.


QUARTO VAZIO COMECANDO O TRABALHO DE UM DIA 


A principal compra foi a tinta do quarto , eu ia chamar um pintor mas ja estava quase decidida a fazer a pintura do quarto , então para pode saber o que fazer comprei um galão de 3,5 lt de tinta branca e corante de varias cores , azul , verde , amarelo e marrom ,alem de material de pintura , um rolo de 23 cm ,pincel para acabamento e fita crepe.


Pra quem não sabe como pintar o quarto ai vai o passo a passo não e difícil mas aviso e cansativo , primeiro coloque fita crepe no rodapé , teto , portas , tire as capinhas de tomadas , se for fazer alguma arte ja preparar o local , por exemplo procurando ideias decidi fazer uma parede com listras e misturar as cores do enxoval que e o azul , marrom , bege e amarelo , para as listras ficarem certas medi a distancia com régua e marque com fita crepe , como na foto.


FAIXAS DEMARCADAS COM FITA CREPE , ASSIM COMO RODAPÉS E TETO , TUDO PRONTO PRA COMEÇAR 


MATERIAL : um galão de tinta de 3,5 lts , rolo de 23 cm , pincel de cerdas macias médio , corantes variados , custo :75$ , economia d pintor , nessa arte do quarto seria em media de 150 $ a 200$ de mão de obra.


Depois preparei metade da lata de tinta , como a maioria das paredes seria azul preparei a tinta azul primeiro , misturando a tinta com uma quantidade corante e água ate chega no tom que queria , azul céu , ai começou o trabalho pesado , dei a primeira mão de tinta com rolo e depois fiz os recortes de teto rodapé .


PAREDES AZUIS PRONTAS ESPERANDO A TINTA SECAR 

Depois de uma hora com a tinta seca dai a segunda mão de tinta , e aja braco porque tem que passar rápido a tinta pra não manchar ,ai mas 4 horas pra secar em media se necessário de mais uma mão de tinta, ate aqui ja tinha se passado 3 hora , sai parei pra almoçar e descansar , como meu braco doia nessa hora mas a vontade de ver pronto era tao grande que não desanimei.


Apos um intervalo de uma hora voltei ao trabalho , lavei o pincel e rolo e preparei uma nova cor com o restante de tinta comecei com o bege claro , so um pouco de marrom e pronto pintei as 2 faixas que queria mais clara , ai mas uma hora pra segunda mão de tinta , aff cansada imagina eu , depois misturei mais corante para ter uns 2 tons acima da cor anterior e passei nas outras 2 faixas , mais uma hora pra segunda mão e pronto.


Ainda tinha uma parte que emendaria com a unica parede em branco ainda e a parede onde ficara o berço que encontra com a parede azul , ai escureci o máximo possível ainda misturei um pouco de amarelo a cor para dar um tom de marrom meio amarelado , ai ja estava tarde mas vamos la afinal era a ultima , ja tinha tinta ate no meu gato tadinho mas as 20hrs finalmente terminamos , ainda não dava pra ter uma ideia do resultado pois a tinta demora ate 12hrs para ficar a cor certa então juntei a bagunça e fui tomar banho pois estava de todas as cores possíveis e mortaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.


PAREDES PRONTAS ALGUNS MOVEIS POSICIONADOS SO PARA VER O EFEITO , AGORA FALTA ARRUMAR AS PRATELEIRAS , COLOCAR OS QUADROS E NICHOS DE BICHO DE PELÚCIA NESSA PAREDE E REFORMAR A MESINHA MAS JA TA DANDO UMA IDEIA DE COMO SERA



OLHA A PRIMEIRA COMODA QUASE PRONTA FALTA COLOCAR OS PÉS E PUXADORES NOVOS E ESTARÁ PRONTINHA 

A CADEIRA DE AMAMENTAÇÃO ERA UMA CADEIRA DE DESCANSO DO MEU PAI , POR SORTE JA COMBINOU COM A DECORAÇÃO QUE TEM TONS DE MARROM SO FALTA ARRUMAR O PUF PARA OS PES MAS JA TENHO UM TAMBÉM SO VOU FAZER UMA CAPA NOVA PRA ELE E DUAS ALMOFADAS PARA A POLTRONA , ESSAS SÃO DO BERÇO

A PAREDE DO BERÇO , DEU UMA MANCHA MAS VAI SER BEM ONDE O BERÇO FICA ENTÃO NÃO VOU ME PREOCUPAR MUITO  AGORA SO FALTA LIMPAR OS AZULEJOS QUE SUJARAM M POUCO


No final valeu a pena , gostei realmente do resultado , agora preciso passar tinta branca no teto porque algumas partes sujaram mas vou deixar pra depois , e repassar um pouco de tinda azul em algumas partes q mancharam , os moveis chegam a maioria amanha ai vamos para segunda parte que sera a reforma do berço e dos outros moveis , também vou fazer o passo a passo dele aqui pra quem quiser aprender.


Alguns moveis estou posicionando mas ainda falta ver as prateleiras , quadros , todos vou comprar e fazer depois ensino como para todas também e bem fácil , o bom de se empenhar nesse projeto e alem de fazer tudo economizar bastante e mostrar que sim e possível se fazer tudo com um pouco de criatividade e trabalho , alem de ecologicamente correto pois estamos reaproveitando moveis que seriam jogados fora .


Agora descansar uns 2 dias ate começar a reforma dos moveis , para quem quiser saber o material me envie um email que passo tudo certim , julianaterezadesign@hotmail.com.

5 comentários:

  1. Oi... tá ficando mto bom... bem original.


    Abs.

    ResponderExcluir
  2. parabens Juliana, pelo seu empenho e dedicação. Boa sorte em tudo!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo amiga! Parabéns pelo bom gosto de sempre né... E sabe uma coisa, assim feito por nós tem muito mais valor as coisinhas dele... Toda a decoração de ursinhos do quarto do Enzo fui eu quem fez... Ficou maravilhoso, para aonde olho no quarto dele vejo amor, carinho, dedicação... Tudo feito com tanto tanto amor que até ele sente rsrs Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Caraca adorei seu blog e suas idéias, peguei pra mim as idéas das paredes, vou esperar saber o sexo e por em prática PARABÉNS amei seu blog...Ja to te seguindo se puder me seguir sera uma honra....BJOS

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ju adorei tudo vou tentar fazer tambem, adorei as dicas.

    ResponderExcluir