terça-feira, 15 de maio de 2012

QUARTO MIGUEL PARTE II: REFORMANDO O BERÇO

Enfim tive tempo pra reformar o berço do Miguel , foi um trabalho em partes , mas no final o resultado foi perfeito lindo , literalmente preparei o ninho , para mostrar que e possível ter um lindo berço gastando pouco vou mostrar o passo a passo para vocês , quem quiser repetir em casa e só anotar o material :

  • Lixa para madeira , umas 10 pelo menos 
  • Pincel largo e estreito para pintura em madeira , comprei na Leroy Merlin
  • Base para artesanato ou tinta acrílica , vende em lojas de artesanato
  • Tinta acrílica a base de agua branca e outra da cor que preferir o berço
  • Verniz fosco a base de agua

Pronto vamos começar , comece sempre limpando o móvel , com lustras moveis ou agua com detergente , limpe bem para torar machas antigas e deixe secar completamente pelo menos uma hora antes de mexer de novo.

Apos a limpar vem a parte cansativa , lixar , lixar e lixar muito , não precisa tirar a cor senão quiser só tirar o verniz da madeira e corrigir algumas imperfeiçoes dependendo do acabamento que deseja , como queria que ficasse com cara de madeira antiga deixei algumas imperfeiçoes pra dar o ar antigo a peca , mas se quiser um acabamento liso perfeito tem que lixar bem:







PRONTO ASSIM QUE TERMINAR TODO O MÓVEL ELE FICARA COM ESSE EFEITO MEIO ESBRANQUISSADO , PASSE UM PANO ÚMIDO PARA TIRAR A POEIRA E LIMPE O LOCAL POIS SOLTA MUITO PÓ

Apos limpar esse lixamento todo , descanse , ou se tiver sido esperta botou o pai pra fazer esse trabalho todo , bom eu fui e botei , agradecimentos ao pai e primo que ajudou bastante , então prepare a base para tinta acrílica , a base vem com instruções , tem que diluir com um pouco de agua mas não muita tem que ficar cremosa e não aguada , use o pincel largo para espalhar no móvel , sempre no mesmo sentido de cima para baixo de preferencia , e use o pincel menos para cantos , deixe secar e de uma segunda mão ate ficar bem coberto , para finalizar da uma lixada para tirar imperfeições bem de leve ok.



PRONTO QUANDO TERMINAR DE PASSAR A BASE FICARA ASSIM , DEIXE SECAR BEM 

Pronto assim que secar ja pode preparar a tinta , dilua com um pouco de agua como segue as instruções da tinta , sempre pinte com tinta branca para dar uma boa base para qualquer cor que aplicar, seja cara ou escura , uma mão de tinta ja e o suficiente, deixe secar e de uma lixada.

Escolha o efeito que deseja nessa parte , se quer patina , envelhecido , efeito laca , se vai fazer decupagem de tecido ou qualquer outro efeito , eu escolhi a patina simples , sempre da um arde móvel antigo que eu adoro , para quem gostar o efeito e simples e fácil , so vai precisar de velas de parafina ou so parafina mesmo .

Passe a vela ou parafina nos cantos , quinas e nas áreas que deseja que fique branco no móvel , então prepare a cor e tinta que deseja que apareça mais , eu escolhi o bege pois e a cor do quarto e suave e combina com o kit do berço , mas cada um pode escolher esse efeito fica lindo com  cores suaves ou bem escuras , olha esses moveis em patina para ter uma ideia:





Apos passar a parafina pode começar a pintura com a cor escolhida , de 2 mãos se necessário ou não , deixe secar bemmmmmmmm , apos a ultima secagem e so lixar nos cantos e partes que passou a parafina e pronto os cantos estarão com tinta branca aparente e o restante da cor que escolheu , o efeito e simples e so ter criatividade , sempre a cor que colocar primeiro sera a que ira destacar menos , então seja criativa , por exemplo azul claro com azul marinho para meninos , vermelho com rosa para meninas e uma ótima ideia .

E finalmente apos 12 horas de total secagem de uma mão de verniz , eu comprei de spray que e mais fácil de aplicar , a base de agua para não deixar cheiro nem te matar sufocada , ou pesa para alguém aplicar , a vantagem do spray também e a secagem super rápida , vendem loja de materiais de construção.

Enfim o berço do Miguel ficou pronto hoje de manha , coloquei o kit de berço para ter uma visão e chorei quando ficou pronto , nunca fiz algo com ato carinho , e ficou aconchegante , lindo , simples , rustico , uma mistura de mim e do pai com certeza se refletindo no ninho do Miguel , agora so falta colocar uma armação pro mosqueteiro e estará 100% pronto , o kit  de berço eu comprei pronto escolhi um simples sem bordados so com mix de cores e com estampa de poas azul com marrom que achei o mais lindo do kit.


EFEITO PATINA NA CABECEIRA DO BERÇO 




UM BOM ACABAMENTO PARA BERÇOS DE GRADES E COLOCAR A BAIXO DA GRADE DO COLCHÃO UM TECIDO PARECIDO COM O DO KIT , EU COMPREI UM METRO DESSE POA MAIOR PARA DESTACAR 







Enfim foi lindo e sera mais ainda com o miguel dentro dele daqui uns meses , o gasto total foi 130$ do berço e 50$ de material total , mais 170$ do kit de berço , tudo ficou 350$ , um berço diferente e lindo , fácil de fazer  neh .

Outro móvel que pegamos no prego foi uma comoda antiga ela ja estava reformada , e a cor escura combinou com o quarto então deixei do jeito que estava , ela tem gavetas enormes e muito espaçosas , da pra guardar muita coisa alem de ser um trocador ótimo.




Agora vou começar a parte de decoração , prateleiras , quadros , cortinas , almofadas , tapete , e detalhes , vou mostrar como fazer muita dessas coisas também mas na próxima semana por essa semana ja deu de trabalho neh , espero que tenham gostado e ajude quem esta querendo fazer um quarto bonito gastando pouco , adorei os comentários no últimos posts assim como os email carinhosos de varias mães , muito obrigado .
.

5 comentários:

  1. To aqui babando no berço... Ficou maravilhoso o jogo de quarto do Miguel e com o carinho que foi feito ficou ainda melhor... Parabéns Ju, ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Olá! O quarto ficou lindo! Parabéns!!
    Poderia indicar o local onde comprou seu kit berço tão fofo?
    Só encontro kits legais com preços 3X maior. :(
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ju onde foi que vc comprou esse kit berco tao bonito assim bjos Grasi

    ResponderExcluir
  4. Achei linda a pintura do berço...parabéns.

    ResponderExcluir